quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Sejam bem-vindos ao blog historiando que pretende discutir temáticas relacionadas a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no cotidiano escolar

3 comentários:

Rosangela disse...

Querido Fagno!!!

Gostei do visual do seu blog, ficou muito bonito!!!
Este é meu menino adivinhou que gosto da cor verde!!!
Creio que teremos muito a historiar sobre o uso das tecnologias na educação.
Em breve retornarei para compartilhar deste espaço agradável!!
com carinho
rosangela

Beatriz Sempre Feliz disse...

Fagno,
Adorei seu blog!!
Parabéns por todas as contribuições maravilhosas que vem dando durante o curso.Espero poder contar com seus préstimos mesmo após o final do curso, tá.
Abraços
Muita Saúde e Sucesso!!

Beatriz

HISTORIANDO disse...

A Escrita e a Leitura no Hipertexto com Aprendizagem Ativa

O termo hipertexto remete a um texto em formato digital ou até uns blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de links ou hiperlinks. Com a cultura digital houve uma grande mudança nos processos educacionais. Hoje é possível fazer uma conexão simultânea dos atores da comunicação a uma única rede, trazendo uma relação totalmente renovada no que se trata de conceitos contextuais, tempo e espaço. A cada novo momento percebe-se que as informações surgem numa velocidade ilimitada, não se sobrepondo umas as outras como páginas de um livro, mas acontecendo simultaneamente, em tempo real. Enquanto na era da escrita o lema era “construir o futuro”, hoje é “construir em tempo real”.
Na escola, o hipertexto cuidadosamente planejado constitui-se em recurso importante podendo transformar a sala de aula num ambiente de aprendizagem colaborativo adequado ao atendimento das diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo e interesse. Ao procurar uma informação no hipertexto, os sujeitos participam de um processo de busca e construção de conhecimentos, pois ao procurar uma informação encontram muitas outras, possibilitando autonomia e contribuindo para a construção de novos conhecimentos. O hipertexto é subversivo porque deixa de lado a linearidade dos textos, como acontece nos livros.
A leitura apoiada por suportes virtuais tem suas vantagens, mas também pode trazer dificuldades para o leitor, que vão desde desconforto físico até hipertextos mal elaborados, que torna a busca cansativa e de pouco proveito. O hipertexto não elimina a idéia da autoria, pois o leitor é livre, e quando busca informações é incitado a buscar novas fontes de informações e através de cortes e mudanças na ordem dos textos constroem novos textos. Assim, tanto o autor quanto o leitor são protagonistas, o que é impossível na mídia impressa.

FONTE:http://matematicosdez.blogspot.com/2008/09/escrita-e-leitura-no-hipertexto-com_15.html http://www.revistaconecta.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto