BLOG DESTINADO AO DETABE QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR.
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Sejam bem-vindos ao blog historiando que pretende discutir temáticas relacionadas a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no cotidiano escolar
Gostei do visual do seu blog, ficou muito bonito!!! Este é meu menino adivinhou que gosto da cor verde!!! Creio que teremos muito a historiar sobre o uso das tecnologias na educação. Em breve retornarei para compartilhar deste espaço agradável!! com carinho rosangela
Fagno, Adorei seu blog!! Parabéns por todas as contribuições maravilhosas que vem dando durante o curso.Espero poder contar com seus préstimos mesmo após o final do curso, tá. Abraços Muita Saúde e Sucesso!!
A Escrita e a Leitura no Hipertexto com Aprendizagem Ativa
O termo hipertexto remete a um texto em formato digital ou até uns blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de links ou hiperlinks. Com a cultura digital houve uma grande mudança nos processos educacionais. Hoje é possível fazer uma conexão simultânea dos atores da comunicação a uma única rede, trazendo uma relação totalmente renovada no que se trata de conceitos contextuais, tempo e espaço. A cada novo momento percebe-se que as informações surgem numa velocidade ilimitada, não se sobrepondo umas as outras como páginas de um livro, mas acontecendo simultaneamente, em tempo real. Enquanto na era da escrita o lema era “construir o futuro”, hoje é “construir em tempo real”. Na escola, o hipertexto cuidadosamente planejado constitui-se em recurso importante podendo transformar a sala de aula num ambiente de aprendizagem colaborativo adequado ao atendimento das diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo e interesse. Ao procurar uma informação no hipertexto, os sujeitos participam de um processo de busca e construção de conhecimentos, pois ao procurar uma informação encontram muitas outras, possibilitando autonomia e contribuindo para a construção de novos conhecimentos. O hipertexto é subversivo porque deixa de lado a linearidade dos textos, como acontece nos livros. A leitura apoiada por suportes virtuais tem suas vantagens, mas também pode trazer dificuldades para o leitor, que vão desde desconforto físico até hipertextos mal elaborados, que torna a busca cansativa e de pouco proveito. O hipertexto não elimina a idéia da autoria, pois o leitor é livre, e quando busca informações é incitado a buscar novas fontes de informações e através de cortes e mudanças na ordem dos textos constroem novos textos. Assim, tanto o autor quanto o leitor são protagonistas, o que é impossível na mídia impressa.
3 comentários:
Querido Fagno!!!
Gostei do visual do seu blog, ficou muito bonito!!!
Este é meu menino adivinhou que gosto da cor verde!!!
Creio que teremos muito a historiar sobre o uso das tecnologias na educação.
Em breve retornarei para compartilhar deste espaço agradável!!
com carinho
rosangela
Fagno,
Adorei seu blog!!
Parabéns por todas as contribuições maravilhosas que vem dando durante o curso.Espero poder contar com seus préstimos mesmo após o final do curso, tá.
Abraços
Muita Saúde e Sucesso!!
Beatriz
A Escrita e a Leitura no Hipertexto com Aprendizagem Ativa
O termo hipertexto remete a um texto em formato digital ou até uns blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de links ou hiperlinks. Com a cultura digital houve uma grande mudança nos processos educacionais. Hoje é possível fazer uma conexão simultânea dos atores da comunicação a uma única rede, trazendo uma relação totalmente renovada no que se trata de conceitos contextuais, tempo e espaço. A cada novo momento percebe-se que as informações surgem numa velocidade ilimitada, não se sobrepondo umas as outras como páginas de um livro, mas acontecendo simultaneamente, em tempo real. Enquanto na era da escrita o lema era “construir o futuro”, hoje é “construir em tempo real”.
Na escola, o hipertexto cuidadosamente planejado constitui-se em recurso importante podendo transformar a sala de aula num ambiente de aprendizagem colaborativo adequado ao atendimento das diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo e interesse. Ao procurar uma informação no hipertexto, os sujeitos participam de um processo de busca e construção de conhecimentos, pois ao procurar uma informação encontram muitas outras, possibilitando autonomia e contribuindo para a construção de novos conhecimentos. O hipertexto é subversivo porque deixa de lado a linearidade dos textos, como acontece nos livros.
A leitura apoiada por suportes virtuais tem suas vantagens, mas também pode trazer dificuldades para o leitor, que vão desde desconforto físico até hipertextos mal elaborados, que torna a busca cansativa e de pouco proveito. O hipertexto não elimina a idéia da autoria, pois o leitor é livre, e quando busca informações é incitado a buscar novas fontes de informações e através de cortes e mudanças na ordem dos textos constroem novos textos. Assim, tanto o autor quanto o leitor são protagonistas, o que é impossível na mídia impressa.
FONTE:http://matematicosdez.blogspot.com/2008/09/escrita-e-leitura-no-hipertexto-com_15.html http://www.revistaconecta.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Postar um comentário